30 DICAS QUENTES PARA A SUA PRODUÇÃO DE VÍDEOS

Vou te passar 30 dicas para você produzir um conteúdo de vídeo atraente, com as melhores tendências que temos encontrado no mercado de vídeos para internet nos últimos anos. As 30 dicas que têm aumentado o engajamento de muitos produtores de conteúdo, que têm feito o maior sucesso na internet. Pegue essas dicas e aplique as que têm a ver com o seu conteúdo, para você começar a engajar e crescer o mais rápido possível a sua audiência.


Dica 1 - Desafie-se e filme-se

Como se desafiar? Se você não gosta de carne de soja, por exemplo, faça um vídeo provando a carne de soja. Se você tem medo de altura, filme-se voando de parapente. Ao mostrar a sua reação sentindo novas sensações você pode gerar algum tipo de emoção em seu público e leva-los a compartilhar seus vídeos para outras pessoas.


Dica 2 – Colabs e entrevistas

Chame alguém para participar do seu canal, vá no canal de alguém que tem a ver com o seu conteúdo, troque seguidores, pegue pessoas da sua região para fazer uma colaboração, mesmo que essa pessoa não tenha um canal, mas que seja alguém conhecido, que desperte interesse em certo tipo de público.


Dica 3 – Reacts, críticas e reviews

Essa é uma dica quente, alguns canais vivem só disso. Comprou um produto diferente? Então fale sobre o produto, o que você achou dele, se curtiu, se não curtiu, como ele mudou sua rotina de vida, etc... Você também pode fazer crítica de série, de cinema, de programa de TV, entre outras coisas. Críticas sobre assuntos políticos também é uma boa dica para gerar conteúdo.

Tem também o modelo de vídeo react - em que você pode filmar sua reação diante de alguma coisa que está acontecendo. Por exemplo, minha reação ao descobrir que minha mulher está grávida, outro, minha reação ao ver o trailer do filme do Capitão América 7. Você filma a sua reação e posta.


Dica 4 – Faça vídeos dos comentários

Pegue os comentários das pessoas que estão te acompanhando, as perguntas, os elogios, as críticas construtivas que elas deixam no comentário e transforme e

Esse modelo de vídeo pode te ajudar a manter a periodicidade de suas postagens mesmo nos momentos em que a criatividade não está a seu favor. Sendo assim, vá na sessão de comentários dos seus seguidores, leia o que alguém está te perguntando, pegue esse questionamento e transforme em um vídeo.


Dica 5 – Investigue seus concorrentes

Essa não é uma dica de conteúdo, mas sim de hábito. Sempre investigue o que os seus concorrentes estão fazendo.

Tente entender o porquê eles estão trabalhando o conteúdo de certa maneira, tente entender a reação da audiência do seu concorrente quando ele produz determinado tipo de conteúdo... Enfim... Bisbilhote os seus concorrentes, não tenha medo disso. Veja o que está dando certo pra eles, faça melhor e evite fazer o que deu errado para eles.


Dica 6 – Videolista

Videolista é um vídeo em que você seleciona alguns pontos e vai dissertando sobre cada um deles. Por exemplo, 5 maneiras de conquistar sua mulher, outro exemplo, 5 maneiras de limpar bem a casa.

Vídeos neste molde atraem mais a atenção do seu público, porque dá a impressão de clareza de raciocínio, de ideias organizadas, de que você vai passar um conteúdo sério e pensado previamente para a sua audiência. É até mais fácil da pessoa digerir. O modelo de videolista é sempre muito bom e está sempre presente nos melhores canais.


Dica 7 – Mindset dos seus títulos

É a organização de seus títulos, de seus vídeos. Pense em um título que seja atraente o suficiente para a pessoa querer te ver, principalmente no YouTube, em que o título fica em evidência. Pense em um título interessante, não bote qualquer título, o título é fundamental. O título do seu vídeo é tão importante quanto o vídeo, porque é ele que vai atrair pessoas pra te assistir.


Dica 8 – Aperte o REC e veja no que dá

Se você ainda não fez o seu primeiro vídeo, se você tem vergonha de fazer, se tem algum tipo de bloqueio acontecendo na sua cabeça, aperte o play e comece a falar. Depois jogue o vídeo no programa de edição e veja se ficou bom. Se não ficar bom, você pelo menos já tem um tema. Vá lá, aperte o REC de novo e veja o que sai.


Eu recomendo até mesmo que você solte este vídeo, poste na sua rede social, mesmo que não tenha ficado bom para você. Poste no seu canal do YouTube, veja em que aquele vídeo vai dar, leia os comentários das pessoas, veja se dá engajamento. Se você nunca começar, você nunca vai saber como pode terminar.


Dica 9 – Vídeos com ganchos de roteiro


Não esqueça de colocar os ganchos nos vídeos.

Ganchos de roteiros – São pequenas chamadas e ações, geralmente inseridas no início do vídeo, que fazem o seu público continuar te assistindo até certo ponto do vídeo.

Por exemplo, se eu quisesse fazer um vídeo com gancho de roteiro a respeito deste capítulo do livro. Eu poderia abrir o vídeo dizendo o seguinte:


_“Olá, neste vídeo vou te mostrar 30 coisas que você precisa saber para bombar o seu canal do Youtube... A dica 28 é inacreditável e pode te ajudar a ganhar muito dinheiro... Fique até o final que eu tenho certeza que você vai gostar.”

Neste caso eu exemplifiquei um gancho de roteiro com uma pergunta em aberto que será resolvida em algum ponto do vídeo, gerei curiosidade no meu público.

Um canal no Youtube que é fera em fazer esses ganchos de roteiro é o canal Ei Nerd do Peter. Eu particularmente, fico com uma raiva descomunal desses ganchos, mas sempre assisto os vídeos até o final...

Uma outra estratégia, geralmente em vídeos longos, é usar vários ganchos dentro de um vídeo.

Você pode abrir um gancho de roteiro no início do vídeo, fechar este gancho na metade do vídeo e logo em seguida abrir outro gancho e resolver no final do vídeo, por exemplo. Desse modo você consegue carregar a sua audiência até o final do vídeo.

Isso pode ser uma grande sacada para melhorar sua retenção de vídeo. Daqui a alguns capítulos, você vai entender o quanto é importante você manter o seu público até o final do seu vídeo. Segura a onda aí.


Dicas Importantes:


- Não esqueça de fechar os ganchos de roteiros que você abriu, senão sua audiência pode ficar com raiva de você

- Faça ganchos verdadeiros, as pessoas estão saturadas de click baits.

Clickbait é uma tática para gerar tráfego online chamando a atenção com títulos ou promessas exagerados. Também definido como caça-cliques ou isca de cliques, o clickbait ganhou uma conotação pejorativa por nem sempre entregar o que promete nos conteúdo. 
Fonte: rockcontent.com.br

Dica 10 – Vídeos sazonais


Preste atenção nos vídeos sazonais.

Vídeos com temas de volta às aulas, como por exemplo “Como personalizar o seu caderno”, sempre vão estar em alta em Fevereiro e talvez até mesmo em Julho, por causa das férias das crianças, é o período em que elas estão voltando às aulas.

Vídeos do dia dos namorados: “Presentes criativos para dar para namorada”. Provavelmente terão muita procura no mês de Maio, talvez em Dezembro por causa do Natal...

Enfim... O que eu quero dizer com essa dica é que você pode fazer pensando na sazonalidade do momento, porque tem épocas em que algumas palavras são mais pesquisadas do que outras.


Dica 11 – Vídeos cotidianos


Transforme o seu cotidiano em vídeo, essa dica eu aprendi no canal do Lucas Neto, ao pesquisar: "escovando os meus dentes", no YouTube, para ver o que ia aparecer. Para a minha surpresa, o vídeo com mais visualização e o primeiro recomendado pela plataforma foi o do Lucas Neto, mais de 4 milhões de visualizações, na época, ensinando as crianças a escovar os dentes, falando o que dá cárie e o que não dá.

O Lucas Neto sabia que o público dele era infantil e sabia também que as dúvidas sobre escovação dental fazia parte do cotidiano do seu público. Ele fez o vídeo, postou e ... SUCESSO! $$.

Faça vídeo sobre o cotidiano do seu público, preste atenção nessa dica.


Dica 12 – Mostre os bastidores


Essa dica é pra mostrar os bastidores. Ela vai depender do quanto e o quê o seu público quer ver por trás das câmeras.

Existem pessoas que querem entender como funciona o estúdio de gravação, como que você prepar