COMO PRODUZIR MAIS VÍDEOS EM MENOS TEMPO

Está desanimado, está achando que está muito difícil? Não desanime porque agora eu vou falar de 5 coisas que são fundamentais para você produzir vídeos mais rápido sem perder a qualidade.


1 – Vídeos em lotes.

Crie vídeos em lotes. Muitas pessoas que produzem vídeos criam um por um. Roteirizam o vídeo, gravam, editam e postam. Depois roteirizam outro vídeo, gravam, editam e postam.


Ao invés de fazer isso, produza vídeos em lotes. Eu geralmente roteirizo logo três vídeos de vez, para não perder o ritmo. Depois que já tenho pronto o roteiro dos três vídeos, organizo tudo e faço a gravação dos três, daí eu edito os três, depois programo a postagem dos três. Dessa forma eu fico com um tempo para respirar, roteirizar, gravar e fazer tudo de novo.


Depois que você pegar o hábito de gravar em lote você vai perceber como esse hábito te mantém focado e economiza muito tempo.


2 – Organização dos processos.

Pra criar vídeos em lotes, você vai precisar se organizar. Como eu faço isso?

Eu fazia a boa e velha tabela no Google Drive. Mas afim de facilitar sua vida eu estou disponibilizando na parte C do método (em anexo no final do ebook) um gabarito de tabela onde eu coloco as informações sobre a minha organização de vídeos em lote. Vá lá, veja e aplique. Eu tenho comigo até hoje todos os roteiros de vídeos que já escrevi. Por que isso é importante? Porque se algum roteiro um dia der certo, se algum vídeo um dia bombar, você pode voltar nele e identificar o que deu certo para replicar em outros vídeos. Além disso você também pode transformar seus roteiros em textos para blogs, ebook e artigos.


3 – Abrir frentes de vídeos.

Se você pretende postar dois vídeos por semana, mas só tem dois vídeos prontos para postar, você está vivendo perigosamente! (Geralmente quem produz conteúdo instantâneo vive assim...) O problema desse modelo é quando rola algum imprevisto na produção de vídeos, fazendo com que você não consiga produzir vídeos para a próxima semana. Quando você tem vídeos reservas para soltar, você terá uma margem de tempo maior para organizar seu cronograma. Chamamos essa margem de tempo de frente de vídeos. Se você tem essa frente, esses vídeos antecipados e planejados para a semana seguinte, você trabalha com mais tranquilidade, sem correria, sem o estresse de ter que correr para resolver tudo em cima da hora.


O ideal é ter pelo menos uma frente pequena que corresponde ao dobro do seu lote de produção. Por exemplo: Se eu faço dois vídeos por lote na semana, eu abro uma frente de mais dois vídeos, ficando sempre com dois vídeos na reserva. Tem gente que abre frentes enormes, de meses, para viajar. Por exemplo, O Felipe Neto em certa ocasião viajou para a Disney por 30 dias, mas ele continuou postando um vídeo por dia no canal dele. Ele ficou 30 dias na Disney e o canal do YouTube dele não parou. Como ele fez isso? Simples: Antes dele viajar, ele gravou 30 vídeos a mais e deixou guardados, de reserva. Enquanto ele estava na Disney curtindo, os vídeos estavam subindo automaticamente para o YouTube. Fazendo com que a audiência dele não ficasse sem conteúdo enquanto ele estava de férias.


Se você tem poucos vídeos, dê uma segurada neles, não poste tudo de vez, espere criar uma frente de vídeos interessante. Não é bom deixar o seu público na mão por falta de frequência de vídeo.


4 - Monte seus Presets.

Este é um hack que chamamos de padronização


Siga essa regra: Repetiu o processo? Crie um padrão!


Tudo o que você for repetir várias vezes, procure uma maneira de padronizar.


Vou dar um exemplo da minha câmera: toda vez que vou usá-la, sento e aperto os botões para configurar a abertura a 5.0, o tempo de obturador a 60, o ISO em 1600 e o balanço de branco. Depois tenho que pegar tudo isso e jogar no editor, balancear o brilho, a saturação, o contraste... Enfim, eu tenho sempre que fazer essas mesmas coisas, tanto na câmera quanto no programa de edição.


Trabalhoso não é mesmo? Bom, para isso que existem os PRESETS, que em português significa PRÉ CONFIGURAÇÕES.


Você pode configurar um PRESET para a sua câmera, para que você não tenha esse mesmo trabalho toda vez. Com o PRESET, você aperta um botão e a câmera já fica configurada para o modelo de gravação que você quer. No meu programa de edição, o Adobe Premiere, eu criei um PRESET de correção de cor, que funciona exatamente para o PRESET que eu criei na minha câmera, já que eu gravo em estúdio com ambiente de iluminação sempre igual e controlado.


Tudo o que for repetido dê um jeito de padronizar.


5 – Pequenos detalhes economizam muito tempo.

Essa aqui eu posso dar um exemplo prático. Quando eu vou fazer alguma gravação minha, eu tenho sempre por perto minha água, um biscoitinho, o meu gravador com a lapela já padronizado para a gravação em estúdio, pilhas reserva, uma caixa com cartões de memória, as iluminações e também um teleprompter já fixado no tripé. Tudo padronizado, até a roupa. Sempre tenho o roteiro escrito no meu celular e passando na velocidade correta no teleprompter. Resumindo, tenho perto de mim água, comida, roteiro, ambiente, teleprompter e data certa para gravar. Sempre gravo os vídeos terças e quartas à noite, porque a casa está mais livre, tem menos gente.

E porque eu estou te contando isso? Porque esses pequenos detalhes economizam meu tempo na hora de gravar o conteúdo. Imagine se eu tivesse que levantar toda vez que desse sede, perderia muito tempo. Por isso, eu tenho uma garrafa de água próximo a mim e quando a boca fica seca eu bebo água gravando. Pode parecer bobo, mas esses detalhes aceleram muito o seu vídeo. Outra pequena atitude que pode salvar o seu tempo é a de desligar as notificações do celular e do computador, pra deixar você mais focado.

Enfim, perceba quais são os pequenos detalhes que estão atrasando seu processo de produção de conteúdo.

brasil, rj

. barra da tijuca
. zona sul
. niterói
. região serrana

email

contato@politof.com

 

whatsapp

+55 21 99843-2089

politof publicidade ltda
23.430.198/0001-49

outros canais

  • Linkedin Politof