• João Politof

DEFINA O SEU TIPO DE CONTEÚDO

Existem cinco tipos de conteúdo predominantes no mercado de vídeo brasileiro.

Vou falar deles pra você, mas, antes, quero que você saiba que é muito raro alguém produzir todos os cinco tipos de conteúdo, geralmente a pessoa escolhe dois ou no máximo três tipos de conteúdo para trabalhar. Existem produtores que só trabalham com um tipo, ficam experts em produzir aquele tipo de conteúdo, se tornam referência para sua concorrência e para o seu público e por fim ganham muito dinheiro com isso, porque se especializaram.

Eu não recomendo que você trabalhe com mais de três tipos de conteúdo, mas se mesmo assim você quiser tentar... O problema é seu!

Não se esqueça de que você foi avisado.


CONTEÚDO EVERGREEN


É um tipo de conteúdo sempre verde, ou seja, toda vez que você acessar aquele conteúdo, você vai perceber que os números em torno daquele conteúdo continuam crescendo sempre, não interessa quando o conteúdo foi lançado sempre haverão novos acessos enquanto o assunto do conteúdo ainda existir.


Exemplos:

- Videoaulas de matemática, química, física e qualquer outra matéria que faça parte da grade escolar brasileira (desde o ensino fundamental ao ensino superior).

- Aulas de programação, informática, idiomas, culinária...

CONTEÚDO VIRAL


O segundo tipo de conteúdo é o viral, é o famoso conteúdo que espalha fácil, que todo mundo compartilha. Produção de vídeo viral, na minha opinião é um dos mais difíceis, porque o conteúdo depende de vários fatores.


É tão complicado de entender como se faz um conteúdo viral que eu montei um capítulo a frente detalhando este tipo de conteúdo.


O público que você conquista através do conteúdo viral não costuma ser fiel ao seu canal muito menos a marca que você está construindo, isso será um grande problema, caso você queira explorar novos tipos de conteúdo no futuro.


CONTEÚDO DE ENTRETENIMENTO


É nele que a maioria dos produtores se encaixa. YouTubers, influencers, artistas, clipes musicais ou qualquer outro tipo de conteúdo com o único objetivo de entreter o seu público


O conteúdo viral poderia facilmente se encaixar dentro do conteúdo de entretenimento, porém decidi separá-los pois o comportamento de um tipo de conteúdo é totalmente diferente do outro.


No conteúdo de entretenimento, você vai conquistando o público aos poucos e criando uma audiência que gosta de você, porque você de certa forma a entretém. As suas visualizações são sempre crescentes até você chegar no seu auge. Depois do auge, você começa a cair e vai seguindo pelo caminho do esquecimento, assim como grades cantores, artistas, blogueiros, youtubers e influencers que já foram grandes estrelas e hoje fazem parte da história apenas.


Para prolongar a sua vida virtual, você precisará entrar em um tipo de conteúdo misto do entretenimento chamado de entretenimento instantâneo.


CONTEÚDO INSTANTÂNEO


No conteúdo instantâneo, você precisa estar ligado à notícia, ao que está acontecendo no momento, produzir o conteúdo em forma de vídeo e postar antes que o assunto saia dos trend topics para aproveitar o hype do momento e alcançar visualizações e relevância nas plataformas.


Se o seu conteúdo for instantâneo e de alguma forma levar divertimento ao seu público temos então o nascimento de um conteúdo híbrido, o conteúdo do entretenimento instantâneo.


Um canal que ressurgiu como uma fênix do Youtube brasileiro é o canal do Felipe Neto. Perceba: em sua primeira fase ele tinha uma linha de conteúdo de entretenimento apenas, ele era um influencer que dava sua opinião sobre as coisas da vida, até o dia em que sua fama acabou e ninguém falava mais nele. Quando todos acharam que ele estava morto! Eis que ressurge das cinzas o Felipe Neto de cabelo pintado mirando em público infantil/adolescente e fazendo conteúdo do tipo entretenimento instantâneo.

Esse é um caso raro de prolongamento de vida útil do produtor de conteúdo.


Alguns exemplos de produtores que já começaram com o tipo de conteúdo configurado para o entretenimento instantâneo são os produtores que falam sobre cinema, série e jogos.


Trabalhar com conteúdo de entretenimento instantâneo tem uma vantagem: o produtor do conteúdo não depende única e exclusivamente de sua criatividade, como é o caso do conteúdo de entretenimento, mas sim, das notícias, hypes, modas, tendências do momento.


O conteúdo de entretenimento instantâneo é um dos que eu mais recomendo para iniciantes por demandar pouca criatividade inicial, porém o produtor que decide ir por esse caminho deve estar preparado física e psicologicamente para fazer vídeos com bastante frequência se quiser crescer e ganhar notoriedade na internet.


CONTEÚDO PROMOCIONAL



Este é um tipo de conteúdo muito peculiar, os criadores de conteúdo que entendem como trabalhar com este tipo de conteúdo se destacam bem mais do que aqueles que não dão a devida atenção a ele.


O conteúdo promocional aparece quando você quer promover alguma coisa. Pode ser um vídeo institucional de uma empresa, um vídeo autopromocional político, um vídeo que promove uma ação social, um vídeo que promove a venda de um produto, um vídeo que você fala sobre alguma marca... Enfim, qualquer conteúdo que promova alguma coisa é conteúdo promocional.


O conteúdo promocional na maioria das vezes vem embutido dentro de um vídeo com outro tipo de conteúdo que eu falei acima.

Percebeu como o conteúdo promocional pode vir dentro de outro conteúdo que o seu público consome?

É necessário que você dedique tempo para pensar em como você pode encaixar o seu conteúdo promocional dentro do seu tipo de conteúdo porque afinal é através do conteúdo promocional que você vai começar a lucrar.


Para ajudar você a planejar o seu conteúdo promocional vou deixar aqui abaixo algumas das principais perguntas que você deve responder para si mesmo:

- O meu público curte o que eu estou promovendo?

- Como posso mostrar para o meu público que o produto ou serviço que eu estou promovendo é bom?

- Como posso promover da maneira mais natural possível dentro do meu tipo de conteúdo?

- Quais retornos positivos e negativos o conteúdo promocional pode trazer para o meu negócio?


Você precisa arquitetar uma linha de raciocínio, um roteiro de conteúdo de vídeo promocional que agrade o seu público.


Existem canais que vale a pena acompanhar como referências de conteúdo promocional no Brasil:

Jovem Nerd | Dani Noce E Paulo Cuenca | Omelete | Gaveta | Porta dos Fundos | Coisa de Nerd | Engehall Elétrica | Escolha Segura | Loop Infinito | Tecmundo | WebMotors


brasil, rj

. barra da tijuca
. zona sul
. niterói
. região serrana

email

contato@politof.com

 

whatsapp

+55 21 99843-2089

desde 2014
23.430.198/0001-49

outros canais

  • Linkedin Politof