DICAS DE OURO PARA TER SUCESSO COM VÍDEOS

Para mandar bem no mundo dos vídeos você precisa entender o Ciclo Mágico do Sucesso. Não é uma forma milagrosa, fácil, nem muito confortável de fazer, mas, com o tempo, vai ficando menos complicada. Não existe garantia nenhuma de lucro com esse ciclo, porque tem muita gente que faz e não consegue ganhar dinheiro, já que o segredo desse ciclo é o conteúdo. O coração de tudo é o conteúdo. Se o seu conteúdo for bom, você vai conseguir, mas, se for ruim, não irá sobreviver nesse mercado. Agora, se o seu conteúdo for legal e você segue esse ciclo, por mais exaustivo que ele seja, uma hora vai dar certo, você vai alcançar sua audiência e vai surfar essa onda.

Atenção: Se você deseja produzir conteúdo de vídeo, quer lucrar com isso, mas nem cogita a ideia de montar um canal no YouTube, repense, porque o YouTube é a plataforma mais importante que temos no mundo, hoje. Se você estiver fora dela, provavelmente ficará fora do jogo. Por mais que você ame o Facebook, o Instagram, o Snapchat, o Twitte, o LinkedIn e o Tiktok, tem que estar no YouTube. A partir do momento que você decidir entrar no YouTube, vai precisar passar várias e várias vezes pelo Ciclo Mágico para crescer por lá.

O Ciclo Mágico possui 6 fases:

FASE 1
PLANEJAMENTO

Nessa fase, você vai se posicionar estrategicamente, saber quem é seu público, quem são os seus concorrentes, qual será o formato de vídeo que você vai produzir, etc

Para entrar no YouTube, você vai precisar de frequência, vai ter que planejar o seu tempo, planejar o investimento em equipamentos, planejar a produção, investir em conhecimento e, caso você não tenha uma equipe pra te ajudar, vai ter que aprender a mexer no programa de edição, vai ter que aprender a mexer na ferramenta de SEO para Youtube, vai ter que aprender sobre marketing digital, marketing de conteúdo, e isso tudo demanda tempo. Você também vai ter que se preocupar com o tom que vai falar, com o ambiente, com o cenário, em como vão ser os seus vídeos, se vai ser de sequência, playlist, série, se vão ser vídeos esporádicos. Tire um tempo planejando, para ver se vale a pena investir todas as suas forças em vídeo.

O YouTube não é uma ferramenta que dá resultado a curto prazo, às vezes nem a médio prazo, na verdade o Youtube está mais para uma plataforma que vai te dar resultado a longo prazo, caso o seu conteúdo seja bom. Você precisa pensar se vale a pena usar esse longo período trabalhando com isso, dedicando seu tempo, sua vida, abrindo mão de certos confortos, como sair, ficar com a família, só para trabalhar esse tipo de formato.

Geralmente, as pessoas têm um outro trabalho fora do YouTube. Será que vale a pena abrir mão de algumas coisas, como tempo com a família, tempo de diversão para gravar para o YouTube? Será que esse retorno virá? Você tem que colocar tudo isso na balança, dentro do planejamento. O tempo para você se adaptar aos primeiros vídeos é longo e cansativo: montar a aparelhagem, configurar a câmera, adquirir a habilidade de falar para a câmera... Faça o planejamento e veja se vale a pena investir um tempo da sua vida para fazer vídeo.


FASE 2
PRÉ-PRODUÇÃO

Nessa fase, você vai buscar as ideias para o seu vídeo, vai fazer um brainstorming, colocar o seu conhecimento para fora da sua cabeça, anotar todas as ideias, encaixar em roteiros, colocar início, meio e fim para o seu vídeo, escrever os roteiros, formatar o seu roteiro, tudo isso a partir das observações que você buscar em relação ao seu mercado.

Por exemplo, se você é um professor de Biologia ou de Química, procure um professor que está “bombado” no Facebook ou no YouTube e observe como ele se comporta no vídeo dele, se ele tem uma saudação, se tem um jeito diferente de terminar o vídeo, o que ele usa para monetizar o conteúdo dele, como é a aula dele, se tem lousa, se é feita com slides, se ele mostra o rosto ou apenas imagens relacionadas ao conteúdo da aula, etc.

Você também precisa definir se vai ser um vídeo vertical ou horizontal e também vai precisar definir quais canais você irá postar o conteúdo, enfim, tudo isso deve estar na sua pré-produção. No começo pode ser difícil, mas, conforme você for caminhando, verá que não é tão complicado assim. Nessa fase, você terá que adquirir todos os conhecimentos necessários pra fazer o vídeo do início ao final. Você precisa definir na pré-produção se vai editar os vídeos, evitando custos, ou se vai pagar a um profissional pra fazer tudo, como mexer no seu SEO, editar e fazer suas miniaturas. Diferente do planejamento, nesta fase você já começa a tomar umas decisões e ações que vão te preparar para a terceira fase.


FASE 3
PRODUÇÃO 

Nesta fase podemos observar 3 pilares principais:

1 - A câmera, que vai capturar a imagem.

2 - O microfone, que vai capturar o áudio.

3 - As luzes, que vão formar a fotografia do seu vídeo

Esses são os três pilares técnicos básicos: câmera, luz e áudio.

Tendo ajustado os pilares básicos, você deve começar a pensar nos diferenciais do seu vídeo.

O conteúdo é o primeiro diferencial que você precisa ter, o assunto que você vai falar, pra quem você está falando, a sua energia de transmitir o seu conteúdo, o seu jeito, a sua autenticidade, a sua originalidade na hora da produção, tudo isso conta na hora da produção.

Nessa terceira fase do ciclo, você precisa se entregar ao máximo para gravar o vídeo da melhor maneira possível, com sua melhor capacidade financeira. Se vai sair do celular ou de uma GoPro, não interessa, o importante é dar o seu melhor, seja na edição, na hora de investir em uma iluminação ou na hora de fabricar sua própria iluminação etc. Eu comecei o meu canal com uma iluminação que eu mesmo fiz, com uma caixa de sapato, uma lâmpada de LED dentro e papel-alumínio. É assim que muita gente começa, com uma câmera mais ou menos e vai evoluindo aos poucos, melhorando a produção do seu canal. A dica que eu quero deixar é que, na hora da produção, não importa somente a parte técnica, você tem que ter um conteúdo bom, tem que falar para o público certo, tem que estar com um roteiro bem escrito.


FASE 4
PÓS-PRODUÇÃO

É nesta fase que você pega o material bruto que você gravou e edita.

Corrigir cor, corrigir balanço de branco, corrigir os picos do áudio, sincronizar áudios, escolher trilha e efeitos sonoros, inserir efeitos visuais, planejar os b-rolls, entre outros, tudo para o seu vídeo ficar mais dinâmico e autêntico.

Atenção, também é necessário a produção das thumbnails, que são aquelas imagens que funcionam como a capa do seu vídeo.

As thumbnails tem a função de chamar a atenção das pessoas, para que elas cliquem e assistam o seu vídeo. Geralmente as thumbnails são feitas por um designer gráfico, mas se você tiver alguma noção de Photoshop, pode tentar fazer algo chamativo por conta própria. Se você quiser investir em thumbnails, a minha dica é que faça com muito afinco, porque essas miniaturas funcionam como a capa de um livro e, muitas vezes, as pessoas compram o livro pela capa.

É recomendado que você invista muito nessas thumbs na pós-produção.


FASE 5
POSTAGEM

Esta fase não é tão simples quanto parece, nessa parte você vai precisar pensar em como fazer com que a apresentação do seu conteúdo seja atraente o suficiente para atrair a atenção das pessoas. Tem que pensar em um título chamativo para o vídeo, você tem que fazer uma descrição concisa com uma redação atraente, tem que ajustar o SEO do seu vídeo, as tags, as hashtags, enfim, você precisa ter atenção e cuidado na hora de postar.

Outra dica importante é divulgar nas suas redes sociais, compartilhar no seu WhatsApp com seus amigos, no Twitter, Facebook... Você deve fazer um evento em torno daquele vídeo que acabou de estrear. Muitas pessoas erram, achando que esta fase é a menos importante de todas.

Dedicar seu tempo na hora de postar, usar ferramentas de otimização de SEO como o VID IQ - para ver como as palavras-chaves estão se comportando; o SemRush - para analisar seus concorrentes, para ver as palavras-chaves que estão usando; o Google Keyword Planner, ou até mesmo o Google Trends para descobrir tendências de vídeos.


FASE 6
ANÁLISE

A última fase do Ciclo Mágico é a análise dos seus resultados, ela é tão importante quanto qualquer outra. Nesta fase, você vai estudar os resultados obtidos com o vídeo que você postou.

O que você precisa fazer primeiro é determinar o período de tempo que você vai esperar até recolher o relatório de resultados de cada vídeo. Cada rede social tem um tempo de vida para suas postagens.


Entretanto o comportamento do vídeo pode mudar em relação ao tempo.

Por exemplo: Um vídeo com tipo de conteúdo Ever green, tende a crescer suas visualizações com o percorrer do tempo. É um vídeo de crescimento a longo prazo.

Algumas métricas interessantes a serem analisadas na sua postagem de vídeo são:

. Taxa de retenção;

. Visualizações;

.Quantos seguidores/inscritos você ganhou através daquele vídeo;

.Quantas pessoas comentaram, salvaram ou compartilharam seu vídeo;


Analisar é estudar para melhorar os resultados dos seus vídeos sempre. Conforme for melhorando os seus vídeos, a tendência do público que te acompanha é compartilhar seus vídeos e pedir para as pessoas te seguirem porque acha seu conteúdo interessante.

Exemplo real: Você é um produtor de conteúdo iniciante e postou um vídeo hoje e recebeu 40 visualizações.

Qual é o seu primeiro pensamento? Muito provavelmente você irá pensar: “nossa, foi um fracasso”

Mesmo assim você resolve produzir mais. Na semana seguinte, você posta outro vídeo e tem 80 acessos. Provavelmente você ainda vai se achar um fracassado, mas, se analisar os dados, vai observar que, do primeiro para o segundo vídeo, aumentou 20 visualizações, ou seja, você teve um crescimento de 100%.

Agora:

. Quem são essas pessoas novas?

. É público diferente?

. Quantos minutos do seu vídeo elas assistiram?

. Elas gostaram do seu conteúdo?

. Elas interagiram contigo?

Isso você só vai saber se analisar. A fase da análise é a última fase do ciclo mágico, mas é a que vai dar início à primeira fase de novo, que é a fase do planejamento. O ciclo é eterno: Planejamento, Préprodução, Produção, Pós-produção, Postagem, Análise, Planejamento, Pré-produção...

O Ciclo Mágico é fundamental para o YouTube, que é uma rede social específica de vídeos. Se você quer trabalhar sério produzindo vídeos, este ciclo é obrigatório.

brasil, rj

. barra da tijuca
. zona sul
. niterói
. região serrana

email

contato@politof.com

 

whatsapp

+55 21 99843-2089

politof publicidade ltda
23.430.198/0001-49

outros canais

  • Linkedin Politof