• João Politof

FERRAMENTAS BÁSICAS PARA PRODUZIR UM VÍDEO

Para fazer um vídeo com uma qualidade audiovisual aceitável, você precisa se preocupar com no mínimo três coisas: a imagem, a iluminação e o áudio.

Lembrando que o conteúdo também é importante. Eu diria que o conteúdo é 80% do seu sucesso e os 20% agregam imagem, áudio e iluminação.

A imagem vem da câmera, é a câmera que decide a qualidade do vídeo que você vai produzir, se vai ser boa ou não.

A iluminação pode ser feita com lâmpadas de LED e o áudio pode ser captado através de uma lapela, que geralmente fica presa na gola da camisa, ligada a um gravador de qualidade.

Dicas na captação de imagem

Você pode usar a câmera do seu celular sem nenhum problema, mas saiba que ter uma câmera profissional ou uma DSLR vai dar um grande upgrade nas suas produções.


O cartão de memória de alta velocidade também permite captar imagens com maior qualidade e fidelidade de informações.


Ter uma câmera profissional e não saber mexer nas configurações dela é praticamente como ter uma Ferrari e andar a 20km/h. Faça um curso básico para entender alguns recursos da sua câmera como:

Abertura do diafragma . Tempo do obturador . ISO . Zoom e Foco . Enquadramento . Lentes . Balanço de Branco, entre outros...


Dicas de Iluminação

Preste atenção nas cores e na potência das suas lâmpadas, elas fazem parte da composição visual do vídeo.


Só com a escolha desses elementos você pode trazer sensações diferentes aos seus expectadores, por exemplo, as cores mais quentes trazem uma sensação de calma e aconchego nas suas produções, já as cores mais frias são usadas para vídeos mais dinâmicos.


Aprenda sobre iluminação de 3 pontos para vídeos. Esse tipo de composição de iluminação é o mais básico de todos, mas sempre salva.


Pesquise no Google sobre luz de recorte, faz uma grande diferença e deixa sua produção com um charme profissional.


Dicas na captação de áudio

Se você não possuir o gravador exclusivo para captação do áudio, você pode usar o seu celular como gravador, lembrando que não é a mesma coisa, o gravador profissional é muito melhor para captar áudios, mas o celular pode quebrar um galho.


Bata uma palma forte antes de começar após apertar o REC da câmera e do gravador. Isso vai te ajudar muito a sincronizar o áudio do gravador com o áudio original da câmera na hora da pós produção.



brasil, rj

. barra da tijuca
. zona sul
. niterói
. região serrana

email

contato@politof.com

 

whatsapp

+55 21 99843-2089

desde 2014
23.430.198/0001-49

outros canais

  • Linkedin Politof