• João Politof

ONDE POSTAR SEUS VÍDEOS?


Quando você percebe que vídeos podem ser altamente lucrativos, algumas questões podem surgir na sua mente: - “Ok, por onde eu começo? Onde postar meus vídeo na internet? Onde as pessoas vão conseguir digerir o meu conteúdo da melhor forma?”.


Existem inúmeros lugares onde você pode postar o seu vídeo , mas a principal plataforma e o principal mecanismo de busca de vídeos hoje é o Youtube. A maioria das pessoas que acessam YouTube já sabem o que estão buscando.

De todas as plataformas que você tem para crescer e para ser visto, o YouTube é a plataforma mais difícil para você conseguir engajar, para conseguir visualização. Porque dentro do Youtube já existem produtores de conteúdo de excelente qualidade.


Apesar disso você precisa postar os seus vídeos no Youtube! Tenha em mente que os números por lá não vão ser tão expressivos no início. Isso é absolutamente normal.


O YouTube possui alguns diferenciais que podem deixar sua produção de vídeo e de conteúdo bem mais interessante.


VÁRIOS FORMATOS

Você pode produzir vídeos tanto na horizontal quanto na vertical.

Muitos usuários vão acessar os seus vídeos a partir do celular. Sendo assim, a opção de produção de vídeo na vertical, pode ser uma excelente ideia, caso a maior parte do seu público te assista pelo celular.


INTERATIVIDADE

Outra coisa que me chama muita atenção quando você vai trabalhar um vídeo no Youtube é a maneira de interagir com a sua audiência.

Lá, você pode usar os cards, que aparecem em cima do seu vídeo para complementar o seu conteúdo para sua audiência. Você pode usar os vídeos recomendados que aparecem na tela final e pode também promover enquetes, promover outros canais, deixar link na descrição, promover uma playlist e também fazer uma série legal. É muito interativo.

Esse é um ponto muito positivo pra quem produz vídeo para o Youtube e se for bem pensado pode envolver o seu espectador dentro de um universo magnífico de vídeos postados por você.


AO VIVO E A CORES

A famosa LIVE em que você pega o celular e filma, ao vivo, sem edição, sem corte, com erros de gravação mesmo. Esse formato pode ser uma ótima pedida desde que seja bem planejado e que tenha algum propósito para o seu público.

 ATENÇÃO: As lives podem ser horríveis e desastrosas, caso você não tenha uma internet boa, uma boa iluminação, um áudio de qualidade, entre outros aparatos técnicos...(Vamos falar melhor sobre LIVES um pouco mais a frente.)

Apesar do YouTube ser uma ótima plataforma para você começar a colocar os seus vídeos, existem outras plataformas que também aceitam vídeos e podem ser muito interessante para o crescimento da sua audiência como: - Facebook, Instagram, IGTV, Reels,Twitter, Vimeo, TikTok, Linkedin,... E inúmeras outras plataformas que surgirão com o passar dos anos.


As pessoas que frequentam o Facebook e o Instagram, por exemplo, têm um comportamento muito diferente das pessoas que frequentam o YouTube.

Enquanto no YouTube as pessoas tendem a procurar por vídeos específicos, que elas já sabem que querem ver, ou a procurar um tipo de conteúdo que elas já têm afinidade, no Instagram e no Facebook não é assim. As pessoas estão ali, escorregando a página para cima procurando por fofocas, intrigas, tretas, receitas gastronômicas, tragédias, notícias, coisas fofas e, de repente, você aparece lá, na frente delas e elas precisam decidir se vão te assistir ou não.


Essa diferença de comportamento de usuário pode ser extremamente relevante pra você entender o por quê de alguns vídeos fazerem muito sucesso no Facebook, mas não fazerem o mesmo sucesso no Youtube. Nos próximos capítulos vou falar sobre como você pode interpretar o comportamento das pessoas nessas redes sociais através de alguns dados estatísticos.

Enquanto isso não acontece, você já pode pegar essa informação acima como um exercício e começar a observar o seu próprio comportamento no YouTube, no Facebook e no Instagram, porque, provavelmente, o modo como você se comporta é parecido com o modo como o seu público está se comportando nessas plataformas.


Se pergunte: - O meu público curte esse formato de conteúdo na vertical? - Será que as pessoas que interagem com o meu tipo de conteúdo estão nesta plataforma? - Se eu fizer conteúdos diferentes pra cada uma das plataformas com as quais vou trabalhar, eu obterei mais resultados?


Faça vídeos pensados para a plataforma que o seu público principal está inserido e você verá os resultados de maneira mais rápida.


O importante aqui não é eu te mostrar e ensinar sobre todas as plataformas de vídeo do Brasil e do mundo. Até porque a internet está muito rápida e todos os dias surge novas plataformas, tendências e atualizações neste mercado, e além do mais você pode obter todas essas informações facilmente na internet. O que eu quero que você entenda é a importância de encontrar seu público e identificar quais plataformas e formatos você vai trabalhar. Esse conselho é raro de se encontrar por aí. Anote!


brasil, rj

. barra da tijuca
. zona sul
. niterói
. região serrana

email

contato@politof.com

 

whatsapp

+55 21 99843-2089

desde 2014
23.430.198/0001-49

outros canais

  • Linkedin Politof