SEU VÍDEO EM DESTAQUE

Se você implementar os próximos passo, com certeza você vai estar ajudando os algoritmos a localizarem melhor o seu conteúdo, aumentando a possibilidade de ter a sua produção sendo mostrada a mais pessoas.


Passo 1 – Procure palavras-chave

A Primeira dica que eu dou é: antes de você pensar em um vídeo, procure pelas palavras-chave que estão em alta no momento.

No Google, por exemplo, existe uma ferramenta chamada Google Keyword Planner (Planejador de palavraschave), e uma outra chamada Google Trends que te ajudam a ver quais palavras estão sendo mais pesquisadas no Google.

Geralmente, as palavras “presente”, "presentes de" ou " presentes para", por exemplo, ficam em alta nas buscas quando se aproxima o período de Natal, do dia dos namorados, do dia das mães, dos pais...

Então, se você tem um vídeo com dicas de presentes, ou até mesmo vendendo um produto seu, você pode divulgar esse vídeo perto dessas datas, que o robozinho - o algoritmo - vai tratar o seu vídeo de uma maneira melhor, mostrando você para mais pessoas

Se você trabalha em cima de palavras que têm muita busca, você pode esperar por muitas visualizações, por muitas pessoas caindo de paraquedas no seu vídeo, te conhecendo de alguma outra forma. Portanto, antes de fazer qualquer coisa, planeje as suas palavras-chave.

Uma outra ferramenta que vai te ajudar muito a planejar seu conteúdo é a answerthepublic.com essa é uma ferramenta inacreditável de geração de conteúdo. Use-a depois que descobrir suas palavras-chave. (Não conte a ninguém que eu te contei isso! Rs)

Passo 2 – Títulos com palavras - chave


Tendo as suas palavras-chave planejadas, agora você vai incluí-las no título do seu vídeo, principalmente no YouTube.

Deixe o título bem claro para o seu público, mostrando o que você está falando dentro do vídeo.

As pessoas vão bater o olho no seu título e se for um assunto de interesse delas, elas vão querer acessar e conferir se você está entregando algum tipo de conteúdo novo e relevante para elas.


Passo 3 – Otimize suas tags

Tags são palavras-chave ocultas dentro do vídeo. Elas são usadas pelo algoritmo para identificar o universo de assuntos em que o seu vídeo está inserido. Quando você vai fazer o upload de um vídeo no YouTube ou no Facebook, a plataforma te dá a opção de adicionar essas tags

Vamos para o exemplo: Vou fazer um vídeo sobre como escolher o melhor colchão para o seu quarto.


Título: "Como escolher o colchão certo para você?"


E nas tags eu colocaria as seguintes palavras: “com escolher colchão”, “melhor colchão”, “colchão custo-benefício”, “colchão bom e barato”, “como comprar colchão”, “Como escolher colchão”, “como melhorar meu sono”, “Colchão de molas ensacadas”, “Colchão de espuma é melhor”, “Colchão custo-benefício”, “Onde comprar colchão pela internet” ...


Colocaria também as marcas de colchão mais pesquisadas nas tags.


Dessa forma os motores de busca vão ler o seu vídeo de outra forma, e vão mostrar o seu vídeo no melhor momento para as pessoas que buscarem por colchões.

As tags dão uma melhor noção para o robô sobre o assunto.

Por isso, não coloque tags que não tenham nada a ver com o assunto principal do vídeo, pois isso vai ser um atraso para você. Faça tags honestas, de acordo com o título e o assunto do seu vídeo.

    Outra dica dentro desse tópico das tags é: Se você usar muitas tags, o robô pode não ter muita clareza sobre o que se trata o vídeo e talvez isso acabe diminuindo o alcance do seu vídeo.
    Vamos combinar um negócio: use entre 10 a 12 tags, bem honestas, que falem sobre o assunto que você está falando que já está de bom tamanho.

Passo 4 – Fomente comentários


Quanto mais comentário tiver o seu vídeo, mais o algoritmo vai entender que aquele vídeo é legal para a audiência.

Exemplo: Você criou um vídeo mostrando como fazer uma receita de bolo. Ao final você deixa assim:E, galera, qual bolo vocês querem que eu faça nos próximos vídeos? Comentem ou mandem mensagem para mim pedindo, que eu vou tentar fazer os bolos que vocês me pedem” e deixe a galera comentar.

Não exclua comentários de pessoas que te odeiam

Aquele comentário da pessoa que te odeia vale muito mais do que três curtidas dela. Deixe o comentário lá.

O hate sempre vai existir, as pessoas sempre vão amar e odiar o que a gente faz, isso é natural no mundo virtual, não tem como fugir!

Um comentário tem um peso muito maior do que uma curtida na hora do algoritmo decidir se vai aumentar o seu alcance orgânico ou não.

Então, deixe os comentários lá, responda-os, fomente, incentive as pessoas a deixar o comentário, porque isso é importante


Passo 5 – Faça chamadas para ação


Chame a galera para se inscrever no seu canal do YouTube, para curtir a sua página no Facebook, para te seguir no Instagram, isso é básico.


Se você não quiser fazer sua chamada para ação verbalmente, você pode fazê-la usando a edição de vídeo (Também funciona, em menor escala, mas funciona!)


Passo 6 – Aumente o valor da sua produção


Assim que for possível, aumente o valor da sua produção.

Você até pode estar sem dinheiro para investir numa câmera, numa iluminação, mas existem algumas coisinhas que a gente pode fazer, sem muito dinheiro, que melhoram muito a nossa produção.


Por exemplo, se você não tem uma boa câmera, junte um dinheiro a mais e compre um celular que filme com qualidade, assim você vai matar duas coisas de uma vez só: você vai começar a ter um celular bom para usar no dia-a-dias e ainda vai poder filmar os seus vídeos com qualidade.


    Quer outra dica?
    Se a iluminação estiver ruim dentro da sua casa, grave na luz do sol, o sol é o melhor iluminador que existe no planeta. Existem algumas dicas baratas, até mesmo de coisas e acessórios, que você pode fazer na sua casa, que dão muito certo

No meu canal do YouTube, quando comecei, eu não tinha a melhor câmera, não tinha nada. Eu comecei exatamente no meu quarto, peguei uma caixa de sapatos velha, a envelopei por dentro com papelalumínio, coloquei uma lâmpada de LED dentro e papel-manteiga na frente, para tirar a dureza da iluminação, num tripezinho improvisado.

Era muito ruim, mas era a única coisa que eu tinha. Eu precisava praticar, eu precisava saber como eu ia me comportar na frente da câmera, eu precisava aprender mais sobre como falar para a câmera. E por isso eu comecei e fui melhorando aos poucos (e ainda estou melhorando até hoje).

Enfim, se você nunca fez e vai começar agora o importante é que você comece com o básico e sempre pense em melhorar a sua produção. Não se acomode, melhore sempre, porque, com certeza, o seu público vai começar a te ver com outros olhos.


Passo 7 – Faça thumbnails atraentes


Faça miniaturas de vídeos atraentes.

Miniaturas também são conhecidas como thumbnails, que nada mais são do que aqueles quadradinhos parados, estáticos, que ficam falando sobre o seu vídeo, como se fossem a capa do livro do seu vídeo.


Passo 8 - Legende seus vídeos nativamente


Essa dica é um Hack!