• João Politof

Micro - Influenciadores: A força de marketing do futuro?


Quando se pensa em influenciadores de mídias sociais, quem vem à sua mente?

Um grupo formado pelas estrelas da mídia social mais bem acompanhadas com milhões de seguidores ou alguém mais acessível e relacionável, com um público menor, mas imensamente dedicado?


Se você pensou no último caso, pensou nos micro-influenciadores.


Marcas e profissionais de marketing agora estão focalizando a interação entre os influenciadores e seus públicos e isso é medido por curtidas, comentários e a confiança que os seguidores finais têm nos influenciadores que estão seguindo.


Se você está buscando um micro-influenciador para sua marca, leia o nosso artigo: Como achar um micro-influenciador certo para sua marca?


Os micro-influenciadores geralmente têm um alto grau de envolvimento com suas bases de fãs, mas são frequentemente ignorados pelas marcas nas campanhas de mídia social que estão desenvolvendo.


Quem são Micro-Influenciadores?


Embora o alcance que um influenciador deve ter para se qualificar como micro-influenciador seja subjetivo, acredito que seja alguém que tenha entre 10.000 e 500.000 seguidores nos canais de mídia social.

Atenção: O número de seguidores do influenciador não é necessariamente o quanto de engajamento que este influenciador tem sobre o seu público.

A vantagem é que os micro-influenciadores têm audiências de nicho específicas e estão profundamente conectados a eles.


Como os micro-influenciadores podem ajudar as marcas?


Micro-influenciadores são pessoas que já construíram o público que uma marca procura, e eles já estabeleceram confiança com eles. Isso ajuda a marca na hora de expor os seus produtos ou serviços para novas pessoas porque afinal é muito melhor contar uma história ao redor da marca, ao invés de vender descaradamente para o público. Influenciadores estabeleceram relações com seus seguidores através de suas histórias. E quando estão dispostos a compartilhar a história de uma marca, seus seguidores estão prontos e dispostos a ouvir. Quando você considera que 40% dos usuários do Twitter fizeram uma compra como resultado direto de um tweet de um influenciador, é fácil entender por que muitas marcas usam influenciadores para divulgar sua mensagem.


Trabalhando com Micro-Influenciadores para o Melhor ROI


Para uma marca alcançar o melhor ROI (Retorno sob o investimento) possível em uma campanha, é ideal contratar um grupo de micro-influenciadores. Os micro-influenciadores não terão o mesmo alcance que a celebridade macro influenciadora, portanto, trabalhar com um grupo de micro-influenciadores é necessário para aumentar o alcance de uma campanha. O conceito de que um influenciador deve ter milhões de seguidores para ser valioso para uma marca é enganoso. A realidade é que quanto maior o seguinte influenciador, menor é a taxa de engajamento. Contratar uma combinação de micro-influenciadores e influenciadores de celebridades pode aumentar o ROI de uma campanha e diminuir os gastos gerais com marketing.

Como encontrar micro-influenciadores


A primeira coisa que uma marca deve fazer é olhar através de seus próprios seguidores em seus canais de mídia social. Com quem a marca já associada pode ser um representante em potencial? Quem está interessado em contar a história da marca e já está falando sobre isso? Isso pode ajudar a encontrar os micro-influenciadores que correspondem à marca. A melhor maneira de estabelecer e construir relacionamentos com micro-influenciadores é se envolver com eles, segui-los e mostrar apreço por seu conteúdo. Quando os micro-influenciadores receberem mensagens diretas das marcas, isso ajudará a torná-los mais propensos a responder quando uma campanha real estiver sendo criada.

Formas de trabalhar com micro-influenciadores


Existem várias maneiras de trabalhar com influenciadores. Às vezes, falar com eles produz os melhores resultados para determinar a melhor maneira de construir um relacionamento mutuamente benéfico. Por exemplo, o influenciador pode assumir a conta de mídia social de uma marca por um período fixo de tempo. As marcas também enviam produtos de micro-influenciadores para amostras e tiram fotos para postar em suas contas de mídia social. O conteúdo que mostra o produto em situações orgânicas e reais ressoa com seguidores e consumidores. Os micro-influenciadores também podem criar conteúdo em seus canais de mídia social, como vídeos e postagens de blogs. Marcas podem compartilhar o conteúdo em seus próprios canais de mídia social com hashtags, enfim... Os micro-influenciadores são acessíveis a empresas de todas as formas e tamanhos. Quando uma marca não tem orçamento para trabalhar com uma celebridade, ela ainda pode obter o benefício de trabalhar com micro-influenciadores e ver a marca crescer nas redes sociais. Ferramenta Se você é um influenciador ou uma marca vale a pena se cadastrar neste site:

https://www.squidit.com.br O Squid promove a interação entre marcas e influenciadores e é 100% brasileira. Dá uma olhada lá.

brasil, rj

. barra da tijuca
. zona sul
. niterói
. região serrana

email

contato@politof.com

 

whatsapp

+55 21 99843-2089

desde 2014
23.430.198/0001-49

outros canais

  • Linkedin Politof